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A Neuralign é uma organização sem fins lucrativos que desenvolve soluções de SaaS (serviço como software) educacional, dedicada a criar intervenções de alta tecnologia e baseadas em pesquisa para indivíduos com dificuldades ou deficiências de aprendizagem.

Como líder no segmento, a empresa concebe programas avançados de treinamento cognitivo, fundamentados nos princípios da neurociência e da plasticidade neural, utilizando técnicas auditivas e visuais originais. Seu principal programa, também chamado Neuralign, é focado em melhorar a leitura de pessoas com dislexia e outras dificuldades, promovendo avanços de até dois níveis escolares em poucas semanas. A plataforma é disponibilizada online de forma acessível, tanto logística quanto financeiramente, por meio de licenciados exclusivos em uma crescente lista de países e idiomas. Paralelamente, a organização trabalha no desenvolvimento de outros programas para aquisição de novos idiomas e pesquisa aplicações voltadas a desafios cognitivos como demência, AVC, paralisia cerebral e autismo.

Como é o método do Neuralign?

O programa de desenvolvimento cognitivo Neuralign emprega uma série de exercícios interativos e multissensoriais projetados para treinar as vias neurais associadas à leitura. O objetivo é estimular o cérebro de indivíduos com dificuldades, como a dislexia, a processar informações textuais de maneira mais eficiente, aproximando-se do padrão neurotípico. Através dessa estimulação específica, o programa busca automatizar o reconhecimento de palavras e sons, permitindo que o aluno supere barreiras de decodificação e desenvolva uma leitura mais fluente e compreensiva.

E como ele funciona?

Os exercícios do programa Neuralign são divididos em três etapas:

1. Treinamento Cognitivo

A primeira etapa é formada por 15 horas de jogos cognitivos, que focam nas vias de processamento auditivo e visual, na memória de trabalho e na função executiva. Cada sessão dura 1 hora e deve ser feita, no mínimo, 3 vezes por semana, durante 5 semanas. É importante frisar que não deve haver um intervalo maior do que 3 dias entre cada sessão e que os exercícios podem ser feitos diariamente, para encurtar o período de duração.

2. Leitura Dinâmica

A segunda etapa é desbloqueada após 9 sessões de Treinamento Cognitivo. Ela foi projetada para reforçar a rede de leitura e para que os usuários possam acompanhar sua melhora diária. A Leitura Dinâmica é rápida, fácil e gratificante. As sessões duram apenas 1 minuto e devem ser feitas 5 vezes na semana, durante 10 semanas.

3. Exercícios de Leitura

Por fim, com a terceira etapa é possível desenvolver a compreensão de leitura e através de jogos que estimulam a construção de palavras, a memória e a consciência espacial. Eles podem ser realizados juntos à Leitura Dinâmica, com sessões de 20 minutos, repetidas 5 vezes na semana, por um período de 10 semanas.

Quais áreas são desenvolvidas?

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Processamento Auditivo

Processamento auditivo refere-se à maneira como o cérebro reconhece e interpreta sons, especialmente a fala. Problemas com processamento auditivo podem causar problemas para reconhecer pequenas diferenças entre sons em palavras, mesmo quando os sons são altos e claros o suficiente para serem ouvidos¹. Pessoas com problemas de processamento auditivo podem achar difícil isolar os sons em palavras, associar sons a letras ou misturar sons em palavras.

Processamento Visual

O processamento visual e a atenção visual referem-se ao número de elementos visuais distintos (como letras) que podem ser processados ​​simultaneamente em uma matriz de múltiplos elementos (como em uma página de texto)². Estudos mostram que as capacidades de atenção visual são responsáveis ​​por uma quantidade substancial de variação única na leitura³.

Controle Motor Ocular

A capacidade de ambos os olhos de trabalhar de forma suave e eficiente ao rastrear um objeto em movimento ou olhar de um lugar para outro⁴. Os neurônios motores que controlam os músculos precisam se coordenar para produzir os movimentos oculares desejados⁵. A incapacidade de fazer isso de forma eficaz pode levar a dificuldades na leitura, como perda de lugar, pular linhas, pular palavras e falta de fluência e velocidade⁴.

Fechamento Visual

A capacidade de identificar uma forma ou objeto inteiro a partir de um contorno ou representação incompletos, ou a capacidade de usar pistas visuais para identificar ou reconhecer um símbolo ou objeto, quando ele não é visível em sua totalidade. Ela nos ajuda a processar rapidamente as informações que recebemos do nosso entorno, devido ao fato de que nosso sistema de processamento visual não precisa analisar cada detalhe para ser capaz de reconhecer o que vemos¹⁰.

Função Executiva

Função Executiva (FE) é um termo abrangente que abrange o conjunto de processos de ordem superior (como controle inibitório, memória de trabalho e flexibilidade atencional) que governam a ação direcionada a objetivos e respostas adaptativas a situações novas, complexas ou ambíguas⁹. A função executiva é responsável por: prestar atenção, organizar, planejar e priorizar, iniciar e concluir tarefas, compreender diferentes pontos de vista, regular emoções e automonitoramento⁸.

Memória de Trabalho

Também conhecida como memória de curto prazo, ela é composta por 3 partes principais: o Executivo Central (envia dados para os subsistemas), o Bloco de Desenho Visuoespacial ou olho interno (armazena e processa informações em uma forma visual ou espacial) e o Loop Fonológico (lida com material falado e escrito)¹¹. A memória de trabalho é um sistema para armazenar e gerenciar temporariamente as informações necessárias para realizar tarefas cognitivas complexas, como aprendizado, raciocínio e compreensão¹².

Decodificação e Codificação

“As crianças são programadas para o som, mas a impressão é um acessório opcional que deve ser meticulosamente aparafusado.” Steven Pinker, (Wolf, 2008, p 19). A alfabetização é, em sua base, a codificação, decodificação e compreensão da linguagem¹³. A decodificação de fonemas é a raiz da leitura, e a codificação de fonemas é a raiz da escrita.

Consciência Fonológica

Há um forte consenso científico de que enfatizar as relações impressão-som é essencial ao aprender a ler línguas alfabéticas²⁰. A consciência fonológica nos permite atender, discriminar, lembrar e manipular sons no nível de frase, palavra, sílaba e fonema (som)¹⁴. A consciência fonológica é importante como precursora da decodificação¹⁵ ¹⁶ ¹⁷.

Morfologia | Construção de Palavras

A Consciência Morfológica é pensar explicitamente sobre as menores unidades de significado na linguagem, que são chamadas morfemas. Essas unidades incluem palavras-raiz que podem ficar sozinhas como palavras, prefixos, sufixos e raízes vinculadas, que são raízes que devem ter um prefixo ou sufixo adicionado para se tornarem uma palavra²² ²³.

Timing

Com o timing, somos capazes de coordenar nosso “olhar” e “ouvir” para prestar atenção com ambos os sistemas simultaneamente, enquanto também somos capazes de usar o timing entre esses sistemas sensoriais para desenvolver um período de memória de trabalho adequado para a compreensão da leitura. O timing interno entre os sentidos é necessário para realmente ler com fluidez, ritmo e automaticidade¹⁸ ²⁵.

Memória Sequencial Visual

A capacidade de recordar e reproduzir uma série de estímulos visuais, incluindo letras, formas, números, símbolos e objetos, em uma sequência específica. A memória sequencial visual é necessária para identificar a ordem das letras nas palavras e das palavras nas frases. Faz parte do processo de decodificação visual na leitura e do processo de codificação na ortografia. “Os olhos olham e o cérebro vê.” ⁶

Multissensorial

As atividades multissensoriais fornecem a estrutura necessária para leitores iniciantes e com dificuldades e incluem atividades visuais, auditivas, cinestésicas e táteis para melhorar o aprendizado e a memória²⁶.

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Referências:

(1) https://kidshealth.org/en/parents/central-auditory.htmltitle.reviewedBy: Thierry Morlet, PhD

(2) https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0042698908000679

(3) https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0010027706001272

(4) https://www.hopecliniconline.com/vision-dysfunctions/reading-learning-and-behavioral-problems/

(5) https://nba.uth.tmc.edu/neuroscience/m/s3/chapter08.html

(6) A Therapy Resource published by Upbility.net VISUAL PERCEPTION SKILLS FOR CHILDREN WITH DYSLEXIA | Visual sequential memory

(7) https://www.understood.org/en/learning-attention-issues/child-learning-disabilities/ executive-functioning-issues/understanding-executive-functioning-issues

(8) Snapshot: What Executive Functioning Issues Are | understood.org

(9) https://www.sciencedirect.com/topics/neuroscience/executive-functions

(10) A Therapy Resource published by Upbility.net VISUAL PERCEPTION SKILLS FOR CHILDREN WITH DYSLEXIA | PART 1:VISUAL CLOSURE

(11) https://www.simplypsychology.org/working%20memory.html

(12) https://www.medicinenet.com/script/main/art.asp?articlekey=7143

(13) https://www.theliteracybug.com/encoding-decoding-and-understanding/

(14) http://dyslexiahelp.umich.edu/professionals/dyslexia-school/phonological-awareness

(15) https://www.education.vic.gov.au/school/teachers/teachingresources/discipline/english/literacy/readingviewing/Pages/litfocusphonological.aspx

(16) Hill (2016, p.110)

(17) (Adams, 2011)

(18) https://www.maude-leroux.com/the-reading-process-and-timing/

(19) https://www.researchgate.net/scientific-contributions/38172323_Keith_Rayner

(20) https://pure.royalholloway.ac.uk/portal/en/publications/comparing-and-validating-methods-of-reading-instruction-using-behavioural-and-neural-findings-in-an-artificial-orthography(11dc627f-1ea3-4e1e-9048-0928c0ff2e38).html

(21) https://www.semanticscholar.org/topic/Dyslexia/10991

(22) https://dyslexiaida.org/morphology-101/

(23) https://dyslexiaida.org/morphological-awareness-one-piece-of-the-literacy-pie/

(24) https://www.lexiconreadingcenter.org/what-is-multisensory-teaching-techniques/

(25) https://www.researchgate.net/publication/290492746_So_Much_to_Read_So_Little_Time_How_Do_We_Read_and_Can_Speed_Reading_Help

(26) http://www.readingrockets.org/article/phonics-instruction-value-multi-sensory-approach

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